História

Sapucaí-Mirim tem uma ligação antiga com a Corrida de Rua, pois na década de 60 e 70, era promovida nesta cidade no ultimo dia de cada ano, a Corrida de São Silvestre, sendo que muitas vezes era disputada no período noturno, próximo a meia noite.

Na década de 80 o Município passou a ter representantes de destaque em competições pela região, dentre eles Alexandre Rodolfo Pimentel (Texa) e Odair Dias. No final da década de 80 a Corrida de São Silvestre deixou de existir em nosso município e vários atletas reuniam-se no dia 31 de dezembro para participar da Corrida de São Silvestre no Bairro do Lageado (Município de Santo Antonio do Pinhal) e eventualmente em outras corridas na região.

Em 2002 uma nova geração de corredores começou a participar de competições pela região, sendo a 1ª participação na Corrida Rústica e Desafio das Montanhas na cidade de Estiva/MG em março de 2002. O grupo que participou desta corrida foi formado por 6 atletas: Luciano Marcos Aparecido de Oliveira, Júlio César Silva Carvalho, Willian Francisco Teixeira, Júlio César Marcondes, Alexandre Aparecido Palma e Marcos Aurélio dos Santos, e também acompanharam estes atletas o atleta Alexandre Rodolfo Pimentel (Texa), o Sr. Jésus Donizeti da Silva (vereador em 2002) e Antonio Carlos Barbosa (Vice-Prefeito em 2002). Esta Corrida na cidade de Estiva/MG é recordada com muito carinho, pois foi a primeira de muitas participações de um grupo de corredores moradores de Sapucaí-Mirim. Este grupo era denominado como "Equipe de Atletismo de Sapucaí-Mirim" e nos anos e 2003 a 2006 participou de diversas corridas importantes no cenário nacional, como por exemplo: Meia Maratona do Rio de Janeiro, Volta da Pampulha, Maratona de São Paulo, Corrida Internacional de São Silvestre, dentre outras. E neste período o grupo de jovens atletas de Sapucaí-Mirim organizou a 1ª e 2ª Corrida Rústica de Sapucaí-Mirim em 25 de setembro de 2005 e 27 de agosto de 2006.

Logo após a realização da 2ª Corrida Rústica de Sapucaí-Mirim os membros da Equipe de Atletismo de Sapucaí-Mirim, decidiram regularizar juridicamente a entidade através da fundação de uma associação sem fins lucrativos. E graças ao apoio do Sr. Isaac Borges da Rosa (vereador na época), foram realizadas reuniões preparatórias para a constituição de uma associação de corredores.

A Assembléia Geral que oficialmente fundou a ACOSM - Associação de Corredores de Rua de Sapucaí-Mirim/MG foi realizada no dia 22 de janeiro de 2007 com a presença de 37 pessoas que são consideradas como sócios fundadores. Na ocasião também foi formada a 1ª Diretoria na qual foi eleito como Presidente o atleta Willian Francisco Teixeira.

Apenas 4 meses após a fundação da ACOSM, a entidade deu início ao "Projeto Correndo para o Futuro", que é um projeto social voltado para crianças e adolescentes com o objetivo de oferecer gratuitamente, orientações para iniciação na prática do atletismo como opção de lazer. Os frutos deste projeto estão sendo colhidos agora, com diversas premiações para os alunos que freqüentam o projeto e vem se destacando em competições pela região.

Atualmente a ACOSM conta com mais de 150 associados e tem como objetivo principal incentivar a prática de atividade física aos moradores de Sapucaí-Mirim e região, além de promover e apoiar eventos esportivos ligados a corrida de rua e caminhada no Município.

A ACOSM foi declarada de utilidade pública municipal por meio da Lei Municipal nº. 936, de 19 de março de 2008, foi declarada de utilidade pública estadual por meio da Lei Estadual nº. 18.192, de 05 de junho de 2009, possui representantes em diversos conselhos municipais, foi contemplada no Programa Eletrobrás Furnas Social 2009 com o recebimento de recursos financeiros para aquisição de um veículo kombi e agasalhos para os alunos do Projeto Correndo para o Futuro e foi contemplada com recursos do Governo do Estado de Minas Gerais em 2016 para aquisição de um veículo Van zero km.

Histórico elaborado por Willian Francisco Teixeira (Presidente da ACOSM nos biênios 2007/2008, 2009/2010, 2015/2016 e 2017/2018).