Notícias

11/05/2013

Quer começar a correr??? O Primeiro passo é praticar a Caminhada

 

A caminhada:

A caminhada é uma atividade física considerada prática, que pode ser realizada em qualquer lugar, sendo completa por incluir trabalhos musculares e exercícios aeróbicos.

De acordo com os especialistas pode ser praticada ao máximo, mas deve contar com o acompanhamento médico, especialmente para pessoas que apresentam patologias.

 

Como praticar?

Para se iniciar uma caminhada é necessário adotar cuidados como o consumo adequado de água e alimentação equilibrada, além de roupas confortáveis e um bom tênis.



Destacamos os principais cuidados para melhorar o desempenho na caminhada:

- Frequência: Ao ser realizada com frequência de 20 a 60 minutos, por volta de 3 a 6 vezes na semana, a caminhada pode proporcionar benefícios físicos que se estendem para o mental, como: melhora da circulação, perda de peso, redução do estresse, ansiedade, controle do colesterol e aumento da qualidade do sono;

- Calorias: Mesmo apresentando um gasto calórico inferior ao de atividades como natação ou corrida, a caminhada é tida como um ótimo exercício aeróbico, pode contribuir para o emagrecimento se estiver consolidada com uma boa alimentação que favoreça o consumo de frutas e legumes, por exemplo;

- Alimentação: Durante a prática da caminhada, os especialistas aconselham a tomar cerca de 30 ml/ de água a cada 20 minutos, além da ingestão de alimentos leves, por volta de 1 hora antes de dar início a caminhada. Após a atividades os cuidados devem permanecer e o consumo de uma dieta saudável e balanceada favorece a manutenção da qualidade de vida;

- Músculos: A musculatura é trabalhada quando andamos. Ao realizarmos a caminhada em uma superfície plana, os músculos dos membros inferiores como glúteos, panturrilhas e quadríceps tendem  a ser mais exigidos. Em aclive o glúteos e a panturrilha acabam sendo mais exercitados e o principal esforço está no quadríceps, porém os músculos do tronco são exercitados em todos os casos.
 

 

Alguns Benefícios da Caminhada:

 1. Melhora a circulação

Num estudo feito pela USP, de Ribeirão Preto, prova que caminhar durante 40 minutos reduz a pressão arterial durante 24 horas após o término do exercício. Isso acontece porque durante a prática do exercício, o fluxo de sangue aumenta, levando os vasos sanguíneos a se expandirem, diminuindo a pressão.  A caminhada faz as válvulas do coração trabalharem mais, melhorando a circulação de hemoglobina a e oxigenação do corpo.

 

2. Deixa o pulmão mais eficiente

O pulmão também é bastante beneficiado quando caminhamos. Com o maior bombeamento de sangue para o pulmão, o sangue fica mais rico em oxigênio. Isso faz com que uma quantidade maior de impurezas saia do pulmão, deixando-o mais livre de catarros e poeiras.
A prática da caminhada, ajuda a dilatar os brônquios e prevenir algumas inflamações nas vias aéreas, como bronquite.

 

3. Combate a osteoporose

O impacto dos pés com o chão tem efeito benéfico aos ossos. A compressão dos ossos da perna, e a movimentação de todo o esqueleto durante uma caminhada faz com que haja uma maior quantidade estímulos elétricos em nossos ossos, chamados de piezelétrico. Esse estímulo facilita a absorção de cálcio, deixando os ossos mais resistentes e menos propensos a sofrerem com a osteoporose.

 

4. Afasta a depressão

Durante a caminhada, nosso corpo libera uma quantidade maior de endorfina, hormônio produzido pela hipófise, responsável pela sensação de alegria e relaxamento. Quando uma pessoa começa a praticar exercícios, ela automaticamente produz endorfina.
Depois de um tempo, é preciso praticar ainda mais exercícios para sentir o efeito benéfico do hormônio. Começar a caminhar é o inicio de um círculo vicioso. Quando mais você caminha, mais endorfina seu organismo produz, o que te dá mais ânimo.

 

5. Aumenta a sensação de bem-estar

Uma caminhada em parques e jardins, podem melhorar significativamente a saúde mental, trazendo benefícios para o humor e a autoestima.

 

6. Deixa o cérebro mais saudável

Caminhar diariamente é um ótimo exercício para o corpo ficar em forma, melhorar a saúde e retardar o envelhecimento. Os estímulos que recebemos quando caminhamos aumentam a nossa coordenação e fazem com que nosso cérebro seja capaz de responder a cada vez mais estímulos.

 

7. Diminui a sonolência

A caminhada durante o dia faz com que o nosso corpo tenha um pico na produção de substâncias estimulantes, como a adrenalina. A adrenalina deixa o corpo mais disposto depois do exercício. A caminhada melhora a qualidade do sono de noite.
Como o corpo inteiro passa a gastar energia durante uma caminhada, o nosso organismo adormece mais rapidamente no final do dia.

 

8. Mantém o peso em equilíbrio e emagrece

O maior benefício da caminhada é que caminhar emagrece. Se você está acostumado a gastar uma determinada quantidade de energia e começa a caminhar, o seu corpo passa a ter uma maior demanda calórica que causa uma queima de gorduras localizadas.
A pessoa continua a emagrecer devido à aceleração do metabolismo causada pelo aumento na circulação, respiração e atividade muscular.

 

9. Controla a vontade de comer

Uma caminhada de 15 minutos em uma esteira proporciona uma redução significativa da vontade de comer doces. Além de ocupar o tempo com outra coisa que não seja a comida, a caminhada libera hormônios, como a endorfina, que relaxam e combatem o estresse, efeito que muitas pessoas buscam compulsivamente na comida.

 

10. Protege contra derrames e infartos

Quem anda mantém a saúde protegida das doenças cardiovasculares. Por ajudar a controlar a pressão sanguínea, caminhar é um fator de proteção contra derrames e infarto. Os vasos ficam mais elásticos e mais propícios a se dilatarem quando há alguma obstrução. A caminhada também regula os níveis de colesterol no corpo.

 

11. Diabetes

A insulina, substância que é responsável pela absorção de glicose pelas células do corpo, é produzida em maior quantidade durante a prática da caminhada, já que a atividade do pâncreas e do fígado são estimuladas durante a caminhada devido à maior circulação de sangue em todos os órgãos.
Quanto maior a quantidade de insulina no sangue, maior a capacidade das células absorverem a glicose. Quando esse açúcar está circulando livremente no sangue, pode causar diabetes.

 

Não esqueça de se alongar antes e depois da caminhada.